Lira e Xi Jinping se reúnem em Pequim e discutem maior cooperação entre Brasil e China

Na foto: Arthur Lira e Xi Jinping no Grande Salão do Povo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) foi recebido nesta sexta-feira (20) pelo presidente da China, Xi Jinping, no Grande Salão do Povo, em Pequim. O encontro ocorreu em meio ao Fórum Cinturão e Rota, que comemora dez anos do programa internacional de investimento em infraestrutura da China, do qual o Brasil oficialmente não faz parte.

Pelo Twitter, Lira disse que hoje a comitiva da Câmara dos Deputados que está na China também visitou uma empresa de importação de soja brasileira e uma empresa de produção de energia.

Emergentes
Xi disse que a China e o Brasil são os dois maiores países em desenvolvimento dos hemisférios oriental e ocidental, respectivamente, e são grandes países emergentes com influência global. Diante de um mundo tumultuado, os dois países devem se apoiar firmemente.

A Iniciativa do Cinturão e Rota é altamente compatível com a reindustrialização e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Brasil, disse Xi, acrescentando que os dois lados devem trabalhar para facilitar seu respectivo processo de modernização.

Xi disse que a China apoia o Brasil na realização da cúpula do G-20 no próximo ano, bem como da conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em 2025, e está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com o Brasil.

Xi expressou a esperança de que Lira e seus colegas da Câmara promovam ativamente o intercâmbio e a cooperação entre a China e o Brasil e contribuam para o melhor desenvolvimento dos laços bilaterais.

Lira disse que a cooperação com a China tem promovido efetivamente o desenvolvimento econômico e social do Brasil e aumentado a capacidade de emprego e produção do Brasil. O sucesso da China é de grande importância para o mundo, e a China sempre foi uma parceira importante para o desenvolvimento do Brasil.

Como presidente rotativo do G-20 no próximo ano, o Brasil está disposto a se comunicar e coordenar estreitamente com a China, e aguarda com expectativa a visita do presidente Xi, disse Lira.

Da Redação – WS
Foto: Divulgação/Ministério do Exterior da China
Com informações da Agência Xinhua Português

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Comissão aprova atendimento prioritário para crianças acompanhadas por idosos, gestantes ou pessoas com deficiência

Next Post

Comissão vai debater abordagem de “infâncias e adolescências invisibilizadas” no Plano Nacional de Educação