Comissão aprova projeto que exige análise periódica da qualidade do ar em prédio público – Notícias

24/11/2023 – 15:25  

Will Shutter / Câmara dos Deputados

O relator, deputado Jorge Solla, recomendou a aprovação do projeto

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4094/21, que exige análise periódica da qualidade do ar no interior de edifícios ocupados por órgãos públicos e empresas estatais destinados ao atendimento das pessoas, aos serviços de saúde e ao ensino.

O relator, deputado Jorge Solla (PT-BA), recomendou a aprovação. “O controle periódico ou em tempo real poderá limitar as situações de contágio por patógenos de transmissão respiratória”, observou o parlamentar.

Pela proposta, a análise deverá seguir regulamentação técnica elaborada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e será realizada independentemente da existência de sistemas de climatização.

Se identificados riscos de contaminação, as substâncias potencialmente nocivas terão monitoramento obrigatório. Serão exigidas ainda avaliações técnicas, com validade de até cinco anos, sobre as condições de ventilação que assegurem os requisitos mínimos de segurança quanto à qualidade do ar interior.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 6 milhões a 7 milhões de pessoas morrem por ano, em nível global, devido às consequências da poluição do ar”, destacou o autor da proposta, deputado Sérgio Brito (PSD-BA).

“Leve-se em conta também que doenças infectocontagiosas se disseminam cada vez com mais frequência, inclusive em episódios de pandemias, como a de Covid-19, devido à dispersão de contaminantes no ar interior”, ressaltou o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

Fonte

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Educação antirracista exige mudança completa do sistema de ensino, afirmam especialistas – Notícias

Next Post

Comissão aprova projeto que proíbe comercialização e consumo de carne de cães e gatos – Notícias

Related Posts