Comissão aprova proposta que deixa a cargo dos municípios a fixação dos limites da zona rural

10/11/2023 – 13:26  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Giovani Cherini recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3038/19, que deixa a cargo dos municípios a definição de zona rural para fins de cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

O relator, deputado Giovani Cherini (PL-RS), apresentou parecer favorável. O texto aprovado define zona rural como qualquer área fora da zona urbana “prevista em lei municipal ou Plano Diretor”.

“A legislação atual, que se limita a aplicar o ITR em imóveis localizados ‘fora da zona urbana’, abre margem para que municípios passem a cobrar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre propriedades rurais”, disse o relator.

A proposta altera o Código Tributário Nacional, pelo qual o ITR é, em parte, dividido com os municípios. Segundo o autor da proposta, ex-deputado Rafael Motta (RN), o projeto de lei preenche lacuna no código, impedindo diferentes interpretações.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/RM
Edição – Rachel Librelon

Fonte

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Comissão aprova uso de mais recursos do Fundo de Segurança em habitação e horas extras para agentes

Next Post

Projeto inclui psicólogos e agentes de serviço social no quadro funcional da educação básica

Related Posts