Comissão cancela debate com o presidente do Ibama o aumento das queimadas na Amazônia

Na foto, Aluisio Mendes é o autor do requerimento para a realização da audiência

Foi cancelado o debate que a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realizaria nesta terça-feira (21) com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para tratar do aumento das queimadas na Amazônia.

A audiência havia sido proposta pelo deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA). Ele cita dados do MapBiomas que apontam um crescimento de 14% na área queimada na Amazônia, no primeiro semestre 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo área de 1,4 milhão de hectares.

“O aumento contraria a tendência geral do Brasil, que registrou queda nas queimadas no primeiro semestre de 2023. A área atingida pelo fogo no país nesse período foi 1% menor que a registrada em 2022. Foram 2,1 milhões de hectares  afetados, a maioria em áreas de vegetação nativa”, destacou o deputado.

O MapBiomas é uma iniciativa do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima e é produzido por uma rede colaborativa formada por ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Na Amazônia, ele é coordenado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Da Redação – RB
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Projeto torna crime constranger torcedores dentro e fora de estádios em razão do time

Next Post

Ministro da Justiça não comparece a reunião da Comissão de Segurança Pública

Related Posts