Comissão de Saúde debate importância da informação sobre vírus HTLV, da mesma família do HIV – Notícias

01/12/2023 – 18:43  

Camila Souza/Governo da Bahia

HTLV é um vírus sexualmente transmissível

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados debate na terça-feira (5) a importância da informação sobre o vírus HTLV e formas de enfrentamento.

O HTLV é um vírus da mesma família do HIV e infecta células importantes para a defesa do organismo. Apesar de ser conhecido desde 1980, hoje em dia o vírus continua representando um grande desafio para a ciência.

Autor do pedido para realização da audiência pública, o deputado Jorge Solla (PT-BA), que também é médico, alerta para o grande número de casos no Brasil, que pode chegar a 2,5 milhões de pessoas. “O HTLV encontra-se presente em todas as regiões brasileiras, concentrando-se em populações negligenciadas. Observa-se maior prevalência em mulheres negras, em indivíduos com baixa renda e escolaridade”, destacou.

O deputado quer buscar alternativas para o enfrentamento desta doença sexualmente transmissível. “A informação sobre os riscos da doença e a adoção de cuidados são as formas de prevenção conhecidas. Ainda são poucas e isoladas as iniciativas para prevenção e controle da infecção pelo HTLV no Brasil e, portanto, a possibilidade de manutenção e até crescimento do número de novos casos é uma realidade”, afirmou.

O debate ocorre às 10 horas, no plenário 7. Confira a lista de participantes.

Da Redação – GM

Fonte

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Comissão aprova regulamentação de política nacional de economia solidária – Notícias

Next Post

Audiência discute regulamentação da profissão de pedagogo

Related Posts