Comissão de Saúde promove debate sobre trombose e embolia – Notícias

14/12/2023 – 08:18  

Getty Images

Varizes nas pernas podem evoluir para trombose

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (14), às 10 horas, para discutir ações e políticas públicas sobre trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP), principais causas de mortalidade por doenças cardiovasculares.

“A trombose venosa profunda é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas, geralmente nas pernas. Esses coágulos podem obstruir o fluxo sanguíneo, causando dor, inchaço e vermelhidão na região afetada. No entanto, o maior risco associado à TVP é a possibilidade de o coágulo se desprender e migrar para os pulmões, causando uma embolia pulmonar”, explica o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), que solicitou a realização do debate.

“Estima-se que a TVP afete cerca de 1 a 2 em cada 1.000 pessoas a cada ano, enquanto a EP é responsável por aproximadamente 10% das mortes hospitalares nos Estados Unidos”, afirma.

Diante da relevância dessas condições, Calil diz que é fundamental promover uma discussão ampla e abrangente sobre a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento dos pacientes com TVP e EP. “Além disso, é necessário abordar questões relacionadas à conscientização da população, à capacitação dos profissionais de saúde e ao acesso aos medicamentos e tratamentos adequados.”

A audiência pública será realizada no plenário 7.

Confira aqui a lista de convidados para o debate

Da Redação – AC

Fonte

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Comissão aprova mais dez relatórios setoriais do Orçamento de 2024 – Notícias

Next Post

Câmara conclui votação de MP que cria o Ministério do Empreendedorismo – Notícias

Related Posts