Comissão debate mortalidade de abelhas por causa do uso de agrotóxicos – Notícias

22/11/2023 – 11:46  

André Borges/Agência Brasília

Segundo deputado, uso indiscriminado de agrotóxicos tem relação com sumiço de abelhas

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (23) a mortalidade de abelhas causada pelo uso de agrotóxicos perto das áreas onde são desenvolvidas atividades de apicultura.

O debate foi solicitado pelo deputado Padre João (PT-MG) e está marcado para as 10 horas, no plenário 3. Confira quem foi convidado para discutir o assunto com os parlamentares.

Padre João destaca que as abelhas são consideradas as espécies de maior importância para a polinização e consequentemente para a produção agrícola. “Estudos têm demostrado a importância das abelhas na manutenção da cobertura vegetal na terra, na propagação da biodiversidade e na preservação da natureza”, diz.

‘”Porém, centenas de estudos já foram publicados sobre os efeitos de pesticidas em abelhas, geralmente com resultados adversos. A imprensa e as revistas científicas vêm registrando que a diminuição de abelhas está acontecendo pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, principalmente pelo uso de determinados princípios ativos”, alerta.

O deputado cita como exemplo caso ocorrido no Rio Grande do Sul. “No período entre janeiro e abril de 2021, em 77% das amostras de colmeias com mortalidade de abelhas no estado havia a presença de fipronil, inseticida de amplo espectro utilizado em várias culturas.”

Ele também lembra que, em 2019, cerca de 50 milhões de abelhas morreram em menos de um mês em Santa Catarina. “Testes custeados pelo Ministério Público estadual indicavam que os agentes causadores eram agrotóxicos usados em propriedades vizinhas aos apiários.”

A audiência pública poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Da Redação – MB

Fonte

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Lira destaca protagonismo brasileiro nos debates sobre desenvolvimento sustentável

Next Post

Deputados aprovam texto-base para tornar agosto mês de combate a desigualdades – Notícias

Related Posts