Contar com ajuda de um advogado pode ser essencial para sair um relacionamento tóxico

Para Andressa Gnann, especialista em Direito de Família para mulheres, ter o suporte certo pode ajudar a tomar decisões mais conscientes

Um relacionamento tóxico ou abusivo é caracterizado por padrões de comportamento que envolvem desrespeito, controle excessivo e agressões verbais ou até mesmo físicas. Ele pode se dar tanto em relações amorosas quanto entre familiares, amigos ou parceiros de trabalho e costuma causar uma série de danos. Nesse contexto, romper laços com a pessoa abusiva nem sempre é fácil, por isso contar com a ajuda de um profissional de Direito pode ser fundamental. 

Segundo a Dra. Andressa Gnann, advogada especialista em Direito de Família para mulheres e sócia fundadora do escritório Gnann e Souza Advogados, é importante buscar ajuda quando se está dentro de um relacionamento tóxico. “Além de amigos, familiares, terapeutas e organizações de apoio, muitas vezes pode fazer muita diferença contar com o suporte de um advogado para sair da relação sem tantos estragos”, afirma. 

De acordo com Andressa, um advogado pode ajudar especialmente se houver questões legais envolvidas, buscando promover a resolução de conflitos de forma pacífica e buscar as soluções mais adequadas para o cliente. “Um advogado experiente já terá lidado com muitos casos similares e poderá educar quem passa pela situação sobre seus direitos e responsabilidades legais. Além disso, pode oferecer aconselhamento jurídico, por exemplo, sobre direitos parentais. É normal que quem sai de um relacionamento abusivo e tem filhos precise passar por vários desafios”, explica. 

A advogada alerta que quando se trata de qualquer separação é preciso orientação relacionada ao processo de divórcio, divisão de bens, guarda e convivência de filhos e estabelecimento de pensão alimentícia, algo que fica ainda mais evidente quando a separação está relacionada a um relacionamento tóxico. “É fundamental estar plenamente informada a respeito de seus direitos e deveres, permitindo, assim, que tome decisões conscientes e racionais, especialmente quando a outra parte envolvida tem um histórico de abusos de diversas naturezas”. 

Segundo Andressa, em cenários onde a cliente enfrenta ameaças ou situações de violência, é vital lembrar que, ao deixar um relacionamento abusivo, a vítima muitas vezes não possui psicológico para proteger seus direitos de maneira adequada, permanecendo ainda com medo e insegurança, pois ainda é submissa ao agressor. “Nosso escritório, especializado em Direito de Família para mulheres e crianças, pode atuar decisivamente para obter uma ordem de restrição e buscar, por meio de conhecimento prático e estratégias específicas, a cessação de abusos psicológicos”.

Um escritório especialista em Direito de Família, segundo a advogada, também pode encaminhar o cliente para outros profissionais que possam ajudá-lo a passar pela fase de rompimento da relação com um pouco mais de segurança emocional. “Muitas vezes é preciso encaminhar quem nos procura para um aconselhamento psicológico ou terapia, já que um relacionamento tóxico costuma deixar marcas que vão além da questão de divisão de bens ou guarda e pensão de filhos”, finaliza. 

Sobre Andressa Gnann

Andressa Gnann é mãe, advogada, empreendedora serial, com paixão pela instrução e empoderamento feminino. Também é reconhecida por suas habilidades de liderança, ética, resolução de problemas, criatividade e principalmente como estrategista. É sócia fundadora do escritório Gnann e Souza Advogados que é expert em Direito de Família para mulheres e referência nacional, reconhecido como Melhores do Ano em Advocacia e Justiça e com prêmio Quality Justiça. Ela já ajudou a mudar a vida de milhares de famílias, Para mais informações, acesse o site ou pelo instagram.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Pernambuco é o estado mais premiado no festival nacional Videos for Change, relacionado a causas sociais, com onze vídeos entre os 13 vencedores

Next Post

O que é importunação sexual, crime cometido pelos estudantes de medicina da Unisa

Related Posts