Frente da Educação reivindica melhores salários e estímulo à saúde física e mental dos professores – Notícias

08/12/2023 – 16:56  

Will Shutter / Câmara dos Deputados

Tabata Amaral: termo representa compromisso em mudar o ensino no Brasil

A Frente Parlamentar Mista pela Educação assinou um termo de compromisso pela valorização dos professores. O texto traz como reivindicação salários adequados, melhoria dos espaços físicos das escolas e estímulo à saúde física e mental dos professores.

Segundo a presidente do colegiado, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), a assinatura do termo representa um compromisso em mudar o cenário do ensino no Brasil.

A deputada Professora Goreth (PDT-AP), uma das coordenadoras da Comissão de Desenvolvimento e Valorização de Professores da bancada da educação, ressaltou a importância de pressionar governos e sociedade civil por mais avanços e pelo reconhecimento da carreira do magistério.

“Nós precisamos debater os desafios que os professores enfrentam no nosso País, apontar caminhos. Nós precisamos incentivar que jovens queiram ser professores, que é uma profissão muito nobre”, disse.

Pesquisa
Divulgado em outubro, o Índice de Valorização do Professor (IVP) apontou que apenas um em cada quatro brasileiros acredita que professores são valorizados. Entre os professores, um entre cinco enxerga essa valorização.

O indicador mediu cinco áreas:
– campo de atuação, o que envolve o reconhecimento;
– carreira, que trata da remuneração e das condições de trabalho;
– ambiente de trabalho, sobre as relações na escola entre professores, estudantes e pais;
– profissional, sobre compromisso e competência do professor; e
– individual, o que inclui bem-estar e realização pessoal.

O IVP é organizado pelo Instituto Península, uma organização social que atua nas áreas de educação e esporte. A diretora de Esportes, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional do instituto, Daniela Kimi, acredita que o IVP vai ajudar na criação de novas políticas públicas.

“Essa primeira versão do indicador mostrou, por exemplo, que a gente precisa dar mais atenção às condições de trabalho”, afirmou. “A gente sabe hoje que os professores trabalham em jornadas excessivas, com grande quantidade de alunos, principalmente nos anos finais do fundamental e no ensino médio, e também em mais de uma escola. Isso precisa ser revisto”, acrescentou.

Apoio
O evento de assinatura do termo de compromisso pela valorização dos professores teve presença de representantes do Ministério da Educação; da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas; e da União Nacional dos Estudantes.

A Frente Parlamentar Mista da Educação foi criada em abril de 2019 e tem mais de 200 parlamentares. O objetivo é defender uma educação pública de qualidade, por meio da atuação no Congresso Nacional.

Reportagem – Luiz Cláudio Canuto
Edição – Geórgia Moraes

Fonte

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Judiciário precisa melhorar atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, dizem especialistas – Notícias

Next Post

Comissão discute os impactos da violência no ambiente escolar – Notícias

Related Posts