Obra juvenil reflete sobre ética, honestidade, política e as relações de poder presentes na sociedade

Obra juvenil reflete sobre ética, honestidade, política e as relações de poder presentes na sociedade

Publicado pela PAULUS Editora, o livro juvenil “O avarento e a árvore de dinheiro”, de autoria de Christiane Angelotti e ilustrações de Rafa Antón, de maneira cativante, narra a história de um dos homens mais avarentos que já existiu, segundo a autora, no universo das histórias — o Sr. Herculano Mesquita.

Nesta obra, a autora traz um desfecho surpreendente de uma narrativa repleta de aprendizados para os leitores de todas as idades. Angelotti leva-nos a conhecer um homem que era conhecido por seu coração insensível e por sua séria fixação por economizar, isto é, alguém que só pensava no dinheiro e colocava-o acima dos relacionamentos na própria família e na comunidade.

Esta economia e obsessão do personagem “Sovina”, como o chamavam na cidade por sua mesquinhez, eram aplicadas na sua própria família, com sua mãe dona Ana, que era idosa e Matilde, uma empregada que tomava conta da mãe de Herculano, e também se estendendo para toda a cidade onde vivia e possuía muitos bens materiais.

No enredo, a autora descreve o personagem central como uma pessoa ranzinza, de cabelos grisalhos despenteados, barba por fazer, magricelo, de estatura alta e que sempre andava curvado. Sua cidade era distante e sua conduta era desprezada por muitos moradores e vizinhos. Com a chegada de um novo comércio e novos empreendimentos na região, o homem avarento cultivou ainda mais rancor em seu coração, de modo especial, pelo filho do prefeito.

Certo dia, em meio às diversas situações do cotidiano, junto à família, vizinhos e demais os moradores da cidade, Herculano vê-se surpreso com algo que mudaria para sempre sua vida e suas prioridades.

Em suma, este livro integra a coleção “Teens” e propõe refletir sobre o egoísmo e a ganância que é parte da vida dos humanos e que muitas vezes destrói a convivência e as relações humanas. A obra é indicada para o público em geral e interessados no tema. Além de pais, mães, educadores, professores e crianças das séries finais do fundamental I e II.

Christiane Angelotti é editora especialista em literatura infantojuvenil e livros didáticos. Formada em Fonoaudiologia, com pós-graduação em Neurologia, desde 2012, dedica-se integralmente à literatura, à educação e ao mundo dos livros. É editora-chefe do portal de literatura Revista Gueto.

Rafa Antón Nasceu em Vigo, Espanha. Morou em Madri, Munique e atualmente reside em São Paulo. Além de ilustrar e escrever livros infantis trabalha para produtoras de cinema e animação, outra de suas paixões, desenhando personagens, storyboards e cenários. Possui um livro de sua autoria (texto e ilustração), “A incrível história do homem que não sonhava”

Ficha Técnica
Título: O Avarento e a árvore de dinheiro
Autora: Christiane Angelotti
Ilustrações: Rafa Antón
Coleção: Teens
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 21,00 x 13,5
Páginas: 64
Área de interesse: Juvenil

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Livro infantojuvenil retrata resistência quilombola e liderança feminina no Brasil

Next Post

Bifobia: 6 atitudes para combater o preconceito

Related Posts