Projeto obriga escolas a trocar sinal sonoro por música para preservar pessoas com autismo – Notícias

28/02/2024 – 11:37  

Divulgação

Marcos Tavares: objetivo é não gerar incômodo a estudantes com autismo

O Projeto de Lei 3602/23 obriga escolas de todo o País a substituírem os sinais sonoros usados para indicar o início ou fim das aulas por sinais musicais ou visuais adequados aos alunos com autismo. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

De acordo com o texto, a música deverá ser suave, agradável e ter volume que não cause incômodos sensoriais aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os estabelecimentos de ensino terão 90 dias, após a publicação da nova lei, para se adequar a medida.

Penalidades
O texto prevê multa de R$ 500 para as escolas privadas que descumprirem a exigência. A partir do segundo dia de descumprimento, o valor passará a ser de R$ 1 mil por dia de atraso. Após 30 dias, a escola poderá ter o alvará de funcionamento suspenso.

Em instituições públicas, o descumprimento da medida implicará em abertura de procedimento de administrativo disciplinar (PAD).

O deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), autor do projeto, destaca que a hipersensibilidade a estímulos do ambiente é um dos critérios usados para diagnosticar o TEA. “Um latido de cachorro ou uma buzina de caminhão podem ser suficientes para causar pânico em crianças dentro desse espectro”, disse. “Essa mudança simples tem o objetivo de não gerar mais nenhum incômodo e sofrimento a esse grupo de estudantes”, acrescentou.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Câmara aprova regime de urgência para oito projetos – Notícias

Next Post

Transição energética com segurança jurídica, eficiência e baixa tarifa é prioridade de frente parlamentar – Notícias

Related Posts