Projeto torna obrigatório mamógrafo em municípios com mais de 180 mil habitantes – Notícias

21/02/2024 – 17:11  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Laura Carneiro: País precisa avançar na disseminação do exame

O Projeto de Lei 5821/23 obriga o governo federal a disponibilizar, pelo menos, um mamógrafo para cada município com mais de 180 mil habitantes. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

O texto também determina que gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em estados e municípios adotem medidas para ampliar o número de unidades que oferecem mamografia.

Autora do projeto, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) lembra que o câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade de mulheres, mas ressalta que o diagnóstico precoce tem relação direta com a cura.

“O Brasil tem dimensões continentais e precisa avançar na disseminação do exame de mamografia. Para cumprir seu papel, é essencial que esse exame esteja disponível para mulheres em diversas regiões do País, independentemente de classe social, etnia ou atividade profissional”, diz a autora.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcia Becker

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Câmara aprova urgência para projeto que obriga os governos a publicar listas de pacientes à espera de cirurgias eletivas no SUS – Notícias

Next Post

Congresso se ilumina de laranja como parte de ações de conscientização e combate à leucemia – Notícias

Related Posts